Theódulo Mendes Malheiros (1887-1972)

Theódulo Mendes Malheiros e sua esposa Maria de Souza Malheiros

Theódulo Mendes Malheiros nasceu em Cuiabá-MT em 26 de julho de 1887, filho de Ildefonso Mendes Malheiros e Maria Izabel de Souza.Chegou em Paranaíba no início do ano de 1908, acompanhando seu pai que fora nomeado Promotor de Justiça da Comarca Paranaíba, onde nessa época era palco de lutas sangrentas. Na ânsia de serenar os ânimos, o Promotor Ildefonso Malheiros, envidou todos os esforços possíveis. Quando pensava estar normalizada a situação, o mesmo foi vítima de uma emboscada, sendo barbaramente assassinado em 6 de julho do mesmo ano.

No período entre 1909 a 1956 ele exerceu vários cargos públicos nomeado pelo Governo do Estado de Mato Grosso como: Inspetor Escolar, Escrivão, Delegado de Polícia (por várias vezes) e Fiscal da Coletoria Estadual. Foi também nomeado Intendente Municipal, que hoje equivale ao cargo de Prefeito Municipal, no período entre 1918 a 1920. Recebeu o Título Honorífico de Capitão pelos relevantes serviços prestados ao Governo de Mato Grosso. Foi um Militante Político do partido UDN, sempre muito fiel aos seus correligionários.

Dotado de grande sensibilidade musical, dominando vários instrumentos, ele e outros músicos, fundaram a Primeira Banda Musical de Paranaíba, que abrilhantava as alvoradas, carnavais e as festas religiosas da cidade. Para prestigiar os integrantes, de saudosa memória, aqui estão os respectivos nomes dos outros integrantes: Lico Pereira, Augusto Pilão, Otto Lemos Fleury, Osvaldo Brandão, Gerônimo Machado, Calipso dos Santos, Valdemiro de Oliveira.

Theódulo se casou com Maria de Souza Malheiros (Dona Filhinha) em 1921 e constituiu numerosa família. Dessa união, nasceram os filhos: Ildefonso (Denga), Maria Izabel (Bela), Arthur, Josina, Rubens, Flávio, Maria Auxiliadora (Dorinha), Oswaldo e Ester. Após 85 anos de uma vida digna e exemplar, o mesmo faleceu no dia 9 de março de 1972.

Por indicação do Vereador Sebastião Lázaro Bim da Silva, na década de 1970, o mesmo foi homenageado com seu nome em uma importante rua da cidade de Paranaíba.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *