Origem dos Ferraz

Palavra proveniente do Latim (Surgiu na Europa Meridiona, na região de Aragão na Espanha , e depois se espalhou pela Itália , Portugal e pela França). Em latim significa “aquele que ferra cavalos”, “faz ferradura para cavalos”.

Ferraz é um sobrenome de origem espanhola, derivado a partir do latim ferrum, que significa literalmente “ferro”, na língua portuguesa. De acordo com a onomástica portuguesa e espanhola, Ferraz é classificado como um nome toponímico, ou seja, foi repassado para os descendentes do patriarca da família. Provavelmente, o nome que deu origem a este sobrenome está relacionado ao latim Ferraci, que significa “armadura de cavaleiro”.

Outras variações deste sobrenome que também eram comuns na Espanha incluem: Ferran, Ferrani, Ferranin, Ferra, Ferrônios, Ferrin, Ferrat, Feraz, Ferràs e Herraz, principalmente na região da Catalunha.

Ferraz é um sobrenome muito antigo por isso não se sabe certamente em que região da Europa ele foi criado.

Há relatos de pessoas com esse sobrenome em alguns países da Europa, sendo um maior número na Espanha, Itália, Portugal e na França. Há relatos de que a origem é espanhola na região de Aragão. Outros dizem que a origem certa é na região do Lácio na Itália, por ser a região do latim. Porém, há também aqueles que falam que o sobrenome Ferraz é de origem portuguesa.

Com isso, é mais certo se afirmar que a ancestralidade vem da região de Aragão na Espanha por ser a região que houve os primeiros relatos do sobrenome Ferraz em documentos históricos.

Há também registros do sobrenome Ferraz na França, com um maior número no sul e na região central da França, embora saibamos que não seja a França a região de origem. Consta documentado em documentos que houve uma grande incidência do sobrenome Ferraz por causa da imigração de pessoas da Espanha e de outros países próximos da França com esse sobrenome.

As primeiras pessoas com o sobrenome Ferraz a chegar no Brasil foram de Portugal da cidade do Porto, depois vieram Ferraz da Espanha e da Itália e por último da França. Estas famílias chegarem no Brasil no período da colonização. No entanto, por ter sido um nome que se espalhou tanto por Portugal, Itália e França, não se sabe ao certo a nacionalidade que trouxe o nome Ferraz para as terras brasileiras.

No Brasil, há relatos, porém sem documentos, de que a região que os Ferraz da Espanha se fixaram foi primeiramente na região do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, e os Ferraz da Itália quando chegaram no Porto de Santos se dividiram, sendo que alguns ficaram no estado de São Paulo e outros foram para o estado do Paraná , e também para o estado do Espirito Santo na Serra do Caparaó (por causa do clima, e das plantações de café), e os Ferraz de Portugal se fixaram primeiramente no estado da Bahia e depois imigraram por vários outros estados incluindo: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Pernambuco.

Os Ferraz da França veio em pouco número da região de Ain – Ródano-Alpes na França, e se fixaram no sul do estado do Espirito Santo. Atualmente há registros do sobrenome Ferraz em vários estados do Brasil.

Uma boa curiosidade é que em Madrid existe uma rua chamada “Calle Ferraz” em homenagem à família Ferraz da Espanha.

Rua Ferraz (Calle Ferraz) em Madrid – Espanha

PLAZA DE ESPAÑA

A Praça da Espanha é um dos principais núcleos da cidade de Madrid e um lugar muito frequentado tanto pelos turistas quanto pelos locais, sendo a Rua Ferraz das ruas que envolvem a praça.

A Plaza de España conta com 36.900 metros quadrados, o que faz dela uma das maiores praças da Espanha. Trata-se de um lugar central e único, ideal tanto para tirar belas fotos ou relaxar contemplando o contínuo movimento da cidade quanto para escolher entre dezenas de restaurantes e espetáculos perto.

FERRAZ DE MINAS GERAIS

Partindo da premissa de que a ancestralidade dos Ferraz de Minas Gerais vieram, sobretudo, de Portugal, podemos chegar a conclusão de que a nossa origem dos FERRAZ de Paranaíba – MS adveio de Portugal.

Em minhas entrevistas, quando criança, aos meus tios avós vivos, nos anos de 1998/ 1999, consegui fazer um apanhado histórico de toda a nossa ancestralidade, inclusive, fiz pesquisas na Biblioteca municipal e pude confirmar diversos relatos dados nas entrevistas que realizei.

Os Ferraz de Paranaíba – MS se originou pela quebra da batina do Padre Manoel Ferraz, que veio de Montes Claros – MG para ser o pároco na Igreja de Santana de Paranaíba – MS.

Ele abandonou a igreja e a missão de Padre, constituindo família, tendo muitos filhos em Paranaíba – MS.

Dentre esses filhos do ex-Padre Manoel, está o avô do meu bisavô José Rodrigues Ferraz. Não me recordo o nome dele, mas sei que a origem da nossa família Ferraz veio do ex-Padre Manoel que se fixou em Paranaíba e de lá nunca mais saiu. Há uma história, que eu nunca consegui confirmar se é verdade, mas que o Padre Manoel Ferraz acabou sendo enterrado na própria Igreja, que hoje é o local da praça de Paranaíba. Dizem que antigamente os padres eram enterrados nas igrejas em que foram párocos.

Relato histórico escrito e pesquisado por Ludmila Freitas Ferraz @ludmilaferraz

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Um comentário em “Origem dos Ferraz

  • 26 de agosto de 2020 em 16:29
    Permalink

    Oi, qual é a ligação entre o ex-Manoel Ferraz e Emilio Martins Ferraz?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *