Autogamis, uma biografia

Autogamis Rodrigues da Silva

Nascido aos 29 de novembro de 1924, em Paranaíba-MS, filho de Antonio Rodrigues da Silva e D. Maria Conceição Ferraz, era conhecido também apelido de “ Toga”, herdando de seus avós , Tereza Garcia Ferraz (primeira vereadora de Paranaíba) e Emílio Martins Ferraz (intendente por três mandatos), o gosto e o amor pela política.

Administrou sua cidade natal como PREFEITO ELEITO em 1963, enfrentando muitos desafios, pois tinha uma visão moderna, onde acompanhou com aceleração o desenvolvimento que a cidade necessitava, com objetivo de trazer dinamismo, bem estar e progresso ao município.

Durante seu mandato de prefeito, de 1963 a 1967, destacamos muitas ações, tais como :

Efetuou um contrato da Prefeitura de Paranaíba com a CTBC – Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (de Uberlândia/MG), para INSTALAÇÃO DE TELEFONES, conforme Lei nº 143, de 16 de outubro de 1964.

Também iniciou a pavimentação asfáltica, iniciando pelas  ruas centrais: Barão do Rio Branco, Visconde de Taunay, Coronel Carlos, Praça da República e parte da Rua Vigário Sales.

Proporcionou aos seus munícipes a instalação do esgoto sanitário com total canalização.

Adquiriu uma Patrola Caterpillar (e não era qualquer prefeitura que adquiria), para servir no trabalho de recuperação de estradas, assim como três caminhões basculantes. Deu início e finalizou a estrada de Paranaíba ao Tamandaré.

Atuou na restauração da Santa Casa de Misericórdia, do Grupo Escolar José Garcia Leal, dos muros e pisos do Cemitério local, e também na ampliação do prédio da Prefeitura Municipal.

Construiu três pontes de madeira no Córrego Divisa, ligando o atual centro da cidade com a Vila Santo Antonio.

Desviou a estrada boiadeiro do centro da cidade, isto é, da Rua Coronel Carlos, levando a passagem pela Chácara do Sr. Walter Machado, hoje Bairro Santa Mônica.

Ampliou a usina com uma nova barragem no Rio Santana, instalando mais uma  turbina, substituindo a energia elétrica feita pelo seu antecessor Dr. Wladislau Garcia Gomes (Dr. Zico), por novas instalações.

Preocupado com a Educação na zona rural,  construiu várias escolas rurais, além de  proporcionar aumento salarial aos servidores municipais, e isenção de impostos aos deficientes.

Neste período, foram vereadores :

Geronymo de Souza Faria, João Batista Rodrigues (Sr. Dondó), Pedro Marcelino de Queiróz, Christóvam Pereira dos Santos (Sr. Birico), Sebastião Leal Ferreira (Sr. Tião Goiaba), Sebastião Ferreira leal (Tião da Maia), e Joaquim Ribeiro dos Santos (Joaquim Português).

AUTOGAMIS foi casado com a Sra. Cândida Vitória Lopes Rodrigues (D. Bizuca), mulher guerreira e muito  caridosa, a qual lhe deu três filhos : Marlúcia Lopes da Silva Marques, Dilvio Lopes da Silva, e Vera Lúcia Lopes da Silva.

Faleceu aos 22 dias do mês de junho de 1978,  e como homenagem recebeu  seu nome em uma das principais ruas da cidade que tanto amou. Paranaíba/ Mato Grosso do Sul.


Obs. AUTOGAMIS RODRIGUES DA SILVA, era neto do Alferes Emílio Martins Ferraz, intendente nomeado e eleito por três mandados em Sant’Anna do Paranaíba, e sua esposa D. Bizuca, como era carinhosamente conhecida, filha de Capitão Altino Lopes, influente líder político da época.

por sua filha, Vera Lúcia Lopes da Silva

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

2 comentários em “Autogamis, uma biografia

  • 31 de maio de 2020 em 11:00
    Permalink

    Me lembro que foi um ótimo prefeito, mas não sabia das ações tão importantes realizadas em sua gestão para o progresso de nossa querida Paranaiba.

    Resposta
    • 11 de junho de 2020 em 19:54
      Permalink

      Na atualidade, as obras se destacam proporcionando uma futurista Paranaíba a toda vapor.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *